Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
brasileirão
quem será o vencedor do campeonato brasileiro 2011
Corinthias
Flamengo
São Paulo
Botafogo
ou outro
Ver Resultados

Rating: 3.6/5 (16 votos)



ONLINE
5





Empresas russas vão lançar Estação Espacial Comerc

Empresas russas vão lançar Estação Espacial Comerc

Espaço privado

As empresas russas Orbital Technologies e RSC Energia (Rocket and Space Corporation Energia) anunciaram planos para lançar ao espaço a primeira nave para receber clientes privados, uma espécie de "hotel espacial".

Batizada de Estação Espacial Comercial (EES), para equiparar-se à Estação Espacial Internacional (EEI), a nave deverá acomodar tanto turistas quanto equipes de pesquisadores de empresas interessadas em fazer pesquisas científicas e tecnológicas.

Outros objetivos incluem servir como refúgio para os astronautas da EEI, em caso de acidente, e como ponto de parada para viagens espaciais mais distantes.

Até hoje, cerca de 500 pessoas foram mandadas ao espaço, praticamente todos membros de agências espaciais nacionais. As únicas exceções foram alguns poucos milionários.

Esses turistas espaciais pioneiros chegaram a pagar centenas de milhões de dólares por uma passagem. A estimativa é que a estadia na Estação Espacial Comercial custe por volta de R$260 mil para um pacote de cinco dias.

Há poucos dias, a Boeing anunciou a intenção de enviar seus astronautas-funcionários ao espaço, mas isso dependerá de financiamento da NASA, e eles ficarão "hospedados" na EEI.

Hotel espacial

A Estação merece o nome de hotel espacial porque, segundo a Orbital Technologies, ela será "voltada para humanos" - a Estação Espacial Internacional é mais voltada para laboratórios de pesquisas.

Com cerca de 20 metros cúbicos de espaço útil, a CSS poderá acomodar até sete astronautas, que terão quatro cabines à sua disposição.

O hotel espacial será construído de forma a receber tanto as naves russas Soyuz e Progress, como outras naves, privadas ou não, uma vez que serão adotados os mecanismos universais de acoplagem, já usados pelas agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, Japão e China.

Segundo a empresa, a EES (Estação Espacial Comercial) servirá a três propósitos básicos.